Estandarte
BOLETIM DO EXÉRCITO
Nº 48/2003
Brasília - DF, 28 de novembro de 2003.
PORTARIA Nº 716, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2003.
Concede denominação histórica e estandarte
histórico ao 9º Grupo de Artilharia de Campanha.
O COMANDANTE DO EXÉRCITO, no uso da competência que lhe é conferida pelo art. 4º da Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, tendo em vista o que prescreve o art. 11 das Instruções Gerais para a Concessão de Denominações Históricas, Estandartes Históricos e Distintivos Históricos às Organizações Militares do Exército (IG 11-01), aprovadas pela Portaria do Comandante do Exército nº 580, de 25 de outubro de 1999, e de acordo com o que propõe a Secretaria-Geral do Exército, ouvido o Centro de Documentação do Exército, resolve:
Art. 1º Conceder ao 9º Grupo de Artilharia de Campanha, com sede na cidade de Nioaque - MS, a denominação histórica “GRUPO MAJOR CANTUÁRIA” e o estandarte histórico, constante do modelo anexo, com a seguinte descrição heráldica:
“Forma retangular, tipo bandeira universal, franjado de ouro. Campo de azul-ultramar, cor da Arma de Artilharia. Em abismo, um escudo peninsular português, mantelado em ponta e filetado de ouro: primeiro campo, de branco, contendo, em abismo, o símbolo da Arma de Artilharia, nas cores negro e vermelho; segundo campo, de azul-claro, ostentando, sobre um terreno, de verde, um forte, de prata, na representação do Forte de Bella Vista que foi atacado e conquistado, com o apoio do Corpo Provisório de Artilharia, ao comando do Maj Cantuária, em 21 de abril de 1867; terceiro campo, de azulclaro, exibindo uma elevação, de marrom, na caracterização do Morro Margarida, atravessado por cinco ondas, de prata e azul-ultramar, representativas do rio Apa, importantes acidentes geográficos da região percorrida pela Força Expedicionária do nosso Exército, por ocasião da invasão do território paraguaio e posterior retirada, que passou à História com o nome de “Retirada da Laguna” e que se apresenta carregado por um canhão “La Hitte”, de prata, na relembrança do eficaz emprego da Artilharia, pelo bravo Major João Thomaz de Cantuária, naquela epopéia histórica. Envolvendo o escudo, a denominação histórica “Grupo Major Cantuária”, em arco e de ouro. Laço militar nas cores nacionais, tendo inscrita, em caracteres de ouro, a designação militar da OM.”
Art. 2º Estabelecer que esta Portaria entre em vigor na data de sua publicação.
ANEXO A
ESTANDARTE HISTÓRICO PARA O 9º GAC
ANEXO B
ESTANDARTE HISTÓRICO PARA O 9º GAC
Mídias Sociais